Os santos glorificados em Cristo poderão desfrutar para todo sempre da presença amorosa de Deus. Eles viverão em perfeita comunhão com o Criador, não estando mais sujeitos ao pecado. Nesse momento da obra da salvação realizada por Cristo será aplicada de forma completa ao redimido. Essa importante doutrina a Bíblia chama de glorificação.
Ressuscitados e glorificados em Cristo
A Bíblia ensina categoricamente a doutrina da ressurreição dos mortos. Essa verdade é um ponto central da Fé Cristã. O apóstolo Paulo diz que se a ressurreição dos mortos for negada consequentemente a ressurreição de Cristo também será negada. Isso então significaria que o Evangelho não é verdadeiro, que a fé dos cristãos é vã e que eles ainda permanecem no pecado. Caso isso fosse verdade, então aqueles que já morreram no Senhor também estão perdidos (1 Coríntios 15:13-18).
Paulo também escreve que se é somente para esta vida presente que temos esperança em Cristo, somos então pessoas miseráveis (1 Coríntios 15:19).
Mas a boa notícia é que Jesus Cristo ressuscitou. Ele é a primícia dentre os mortos. Isso significa que Ele foi o primeiro a ressuscitar para uma existência glorificada. Esse fato garante a ressurreição!
Porém nem todos ressuscitarão para a mesma finalidade (João 5:28,29; 6:39-54; 11:24). Na profecia do profeta Daniel, lemos que
“uns ressuscitarão para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”
(Daniel 12:2).
Os ímpios serão ressuscitados para receber suas sentenças de condenação no dia do juízo final. Seus nomes não foram achados no livro da vida do Cordeiro (Apocalipse 20:11-15). Mas os salvos ressuscitarão para serem glorificados em Cristo. Na ressurreição, os salvos receberão corpos glorificados. O Senhor transformará o nosso corpo abatido em um corpo glorioso e perfeito, semelhante ao d’Ele (Filipenses 3:21).
Esse corpo nunca mais estará sujeito às debilidades naturais e ao pecado. A morte estará definitivamente destruída (1 Coríntios 15:54,55).
Glorificados em Cristo, os salvos viveram por toda eternidade ao lado de Deus nos novos céus e nova terra. O mundo como o conhecemos hoje não mais existirá, pois ele será completamente restaurado e purificado pelo nosso Senhor. Todos os efeitos da Queda serão expurgados da criação de Deus. No novo céu e nova terra, a justiça habitará plenamente (2 Pedro 3:12,13).
Plenamente salvos e glorificados em Cristo
A nossa salvação só alcançará sua plenitude quando formos glorificados em Cristo. Essa será a última etapa da obra da redenção. A glorificação em Cristo para viver a eternidade na bem-aventurança de Deus é a herança final prometida aos redimidos.
Antes de o mundo ser criado, Deus planejou a salvação de seu povo (Efésios 1). Conforme o seu propósito, no tempo oportuno seu Filho veio ao mundo para executar essa obra da redenção. Essa obra planejada pelo Pai e executada pelo Filho, é aplicada aos redimidos pelo Espírito Santo. Por isso Ele mesmo é o penhor da herança dos salvos (Efésios 1:13-14). Sim, a presença do Espírito Santo em nós garante que um dia finalmente seremos glorificados em Cristo.
Nesse dia desfrutaremos de tudo o que Deus reservou para nós, em perfeita paz e alegria. Esse estado será muito superior ao que Adão e Eva experimentaram no Éden, pois lá o pecado era uma possibilidade. Mas no novo céu e nova terra o mal não será mais possível. O pecado e a morte estarão definitivamente banidos. Diferentemente dos nossos primeiros pais, após sermos glorificados em Cristo, jamais iremos transgredir a Lei do Senhor e se rebelar contra sua presença.
Fonte : Estudos bíblicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog é para informação e independente de qualquer opinião.