Translate

OS DIAS ESTÃO SENDO ABREVIADOS ?






Sua dúvida é se o versículo em Mateus 24:22 estaria falando da vida moderna, quando os dias parecem passar mais rápido e terem menos que 24 horas. O versículo é: "Se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias".
Mateus 24 descreve o que acontecerá depois do arrebatamento da igreja, e os discípulos de Jesus, aos quais ele dirige as palavras, aparecem ali no caráter do remanescente de judeus fiéis que aguardará pela vinda do Messias, do mesmo modo como eram todos os que esperavam por Jesus nos evangelhos. Portanto no capítulo 24 de Mateus (e também no capítulo 25, que fala da vinda de Cristo para reinar) você não encontra especificamente a igreja ou uma profecia relacionada aos tempos atuais.
O versículo 22 refere-se à grande tribulação e ali os que perseverarem até o fim para serem salvos são os que permanecerão vivos para entrarem no reino milenial de Cristo. Para que isto possa acontecer, será preciso Deus abreviar aqueles dias de tribulação e perseguição, casso contrário todos os fiéis seriam mortos antes que se iniciasse o milênio.
Uma rápida explicação do capítulo pode ajudar a entender melhor o versículo que originou sua dúvida.
Mat 24:2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada
Isto já aconteceu quando os romanos invadiram Jerusalém no ano 70 DC e destruíramo templo. Por causa do incêndio o ouro que revestia as paredes se derreteu e infiltrou-se nas juntas das pedras, obrigando os romanos a desmontarem pedra por pedra para recuperarem o ouro.
Mat 24:3 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? 
A pergunta é tríplice e inclui (1) quando seria a destruição do Templo, (2) qual seria o sinal da vinda de Cristo e (3) qual seria o sinal do "fim dos tempos" ou "fim do mundo" ou "fim da era", dependendo da versão (a última é a melhor).
A primeira pergunta ele não responde, ao menos aqui. Para a segunda e terceira a resposta aparece nos versículos 4 ao 44, que descrevem o tempo de tribulação de 7 anos que virá após o arrebatamento da igreja. Os primeiros três anos e meio vão dos versículos 4 ao 14 e os últimos, a "grande tribulação", do 15 ao 44.
Apesar de muitos elementos dos primeiros três anos e meio poderem ser encontrados hoje, nada se compara ao que será este mundo quando o Espírito Santo já não estiver habitando aqui, pois saiu do mundo simultaneamente à retirada da Igreja, e não podia ser diferente, pois o Espírito habita agora na igreja, coletivamente, e no crente em Jesus, individualmente.
O que já ocorre hoje e ocorrerá muito mais depois são enganadores falando em nome de Jesus, guerras e rumores de guerras, nação levantando-se contra nação, fomes, pestes, terremotos, ódio e perseguição e ódio contra os seguidores de Jesus (nessa época serão judeus e gentios convertidos após o arrebatamento da igreja), falsos profetas etc.
Mat 24:13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo
Esta já é uma alusão aos que perseverarem até o fim para serem salvos, mas aqui não fala necessariamente de salvação da alma, mas principalmente do corpo. Para entender é bom ler este versículo e continuar com o 22: "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo... porque se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria". Não é preciso muito para entender que está falando de salvação do corpo físico (carne).
Mat 24:14 E este evangelho do reinoserá pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Ao contrário do evangelho da graça, que é hoje pregado e anuncia "Crê no Senhor Jesus e serás salvo", o remanescente de judeus fiéis ao Messias irá pregar o "evangelho do Reino", o mesmo que João Batista e Jesus pregaram, cujo lema é: "Arrependei-vos porque é chegado o Reino de Deus". Lembre-se de que estamos falando de Israel e de um reino terreno, como sempre foi prometido no Antigo Testamento.
Mat 24:15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda; 
Mat 24:16 Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes; 
Estes versículos denotam o caráter judaico de toda a passagem. O "lugar santo" é o Templo de Jerusalém, que terá sido reconstruído a toque de caixa nessa época e onde o anticristo se sentará querendo parecer Deus. Este episódio é mencionado em 2 Tessalonicenses 2:4: "de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus"
A expressão "os que estiverem na Judeia  mostra o cenário judaico de tudo isso e mais ainda o versículo 20: "Orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado".Isto não faria sentido se a passagem estivesse falando de cristãos e da Igreja, mas o remanescente judeu que estiver na Judeia naquela ocasião continuará a guardar os costumes do judaísmo, como fazem os judeus religiosos hoje e faziam também os discípulos de Jesus antes da formação da igreja. Para um judeu religioso é proibido caminhar mais que uma certa distância no dia de sábado, que são uns 1.200 metros. Obviamente ninguém conseguiria fugir se a fuga estivesse limitada a um quilômetro e pouco. "Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado" Atos 1:12.
Mat 24:21-22 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias
Chegamos então ao versículo de sua dúvida e agora acredito que tenha uma visão melhor dele dentro de todo o contexto. Repare também que não está falando dos tempos atuais, mas de uma"grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver". Isto é significativo se nos lembrarmos de quantas catástrofes e guerras já se abateram sobre a humanidade. Tudo o que a história registra até aqui será refresco comparado ao que acontecerá durante a grande tribulação, principalmente levando-se em conta que Satanás terá sido expulso do céu naquela ocasião e agirá livre e solto neste planeta, direta e indiretamente por meio de seu servo, o anticristo.





Olá caro leitor, sei que é meio desconcertante mas peço uma pequena doação para o melhoramento do blog e para serviços extras que faço por fora,se interessa ajudar aperte no botão acima e coloque seu email e colabore.

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é para informação e independente de qualquer opinião.

OS MAIS LIDOS