Não é a toa que a bíblia diz que o diabo é enganador e mestre do engano. Sua enganação ocorreu em toda a história humana e o ser humano como um burro sem alça caiu em seu "alçapão" , hoje a maioria acredita em mentiras que viraram verdades com o decorrer das gerações. É claro que fisicamente a real veracidade dos fatos ocorridos nunca foi provado e nem devemos acreditar 100% em tudo, até mesmo porquê ninguém jamais esteve presente nos casos, a real é que nascemos acreditando somente em documentos históricos sem saber que metade é tudo mentira. Ingenuamente as pessoas acreditam em tudo aquilo que a ciência diz, é também sabido que nem tudo é mentira, no caso dos manuscritos do mar Morto que realmente foram escritos por homens usados por algo muito além do que imaginamos.
DEUSES E MENTIRAS CONVINCENTES
A Pré-História durou cerca de dois milhões de anos, a. C. e a História apenas seis mil anos a. C.
A espécie humana desenvolveu-se e formou-se, física e mentalmente durante a Pré-História, neste longo período da pedra lascada.
Alimentou-se de frutos, ervas, ratos, cobras, lagartos, tartarugas etc.,
Passou por imensas dificuldades, porque não tinha o conforto da civilização dos nossos dias, não existia a ciência, a filosofia, a técnica.
Só quando se tornou sedentária e ocupou as margens do Nilo, deixou as cavernas e já com várias tribos criadas, que formavam milhões de escravos, os chefes das tribos apoderam-se dos bens existentes, mandam construir as cidades e palácios e formam-se os grandes Impérios. Aparecem os primeiro Reis, criaram as primeiras escritas (três) este grande invento está ligado à palavra mágica Necessidade, que é a chave de todo o progresso da humanidade, foi nos tempos primitivos e ainda continua a ser nos nossos dias e só termina com o fim do Mundo. Com grandes Impérios já criados e na posse de fabulosas fortunas, os seus donos têm necessidade de inventar os seus Mitos. Criaram os seus primeiros deuses e por estranho que pareça, foram os Reis os primeiros Deuses.
Como a história narra, chegaram a existir centenas de Deuses e até foi criado o Deus dos Deuses, que se chamou Zeus.
Ainda demorou muitos anos a nascerem as religiões, a primeira surgiu mil e setecentos anos a.C., havia que preparar primeiro o terreno para inventar os próximos Mitos que vão mais tarde criartodas as religiões que existem actualmente no Mundo.
Pode dizer-se que cada Povo ao longo da história tem tido o seu Deus criador, se bem que, muitos deles, tenham limitado as suas teogonias a cópias mais ou menos servis.
Algumas há, no entanto, duma tão fértil imaginação que ainda hoje são admiradas, e têm interesse para a ciência.
AS PRINCIPAIS RELIGIÕES DO MUNDO
Grande parte dos conflitos mundiais tem origem a partir de questões religiosas. É bom ressaltar que existem fatores de caráter político, econômico, territorial, geopolítico, entre outros.
Atualmente existem inúmeras religiões sendo praticadas no mundo, as principais são:
Cristianismo:
Possui aproximadamente 2,2 bilhões de adeptos no mundo - essas pessoas são consideradas cristãs. Esse nome advém de Jesus Cristo que, segundo a crença de seus seguidores, veio para trazer a salvação para o homem. Essa religião é monoteísta (adora apenas um deus). Dentro do cristianismo ocorrem divisões, formando ramificações denominadas de:
Catolicismo
Representa as pessoas que seguem a Igreja Católica Apostólica Romana, que possui como autoridade máxima o papa. No mundo são contabilizados cerca de um bilhão de católicos.
Ortodoxo
É uma religião cristã oriunda de uma separação que aconteceu na Igreja Católica Romana no século XI e que se dispersou no oriente. As principais igrejas são a Católica Ortodoxa e Ortodoxa Russa.
Protestantes
Emergiu a partir de divergências de opiniões dentro da Igreja Católica no século XVI. O surgimento dessa ramificação cristã está ligado à Reforma Protestante. Martinho Lutero foi quem liderou a revolta contra a venda de perdão por parte do clero, além de ser contrário aos dogmas praticados pela Igreja Católica, como a impossibilidade de engano por parte do papa e também a veneração a santos.
Islamismo
É uma religião monoteísta que surgiu no século VII, foi criada por Maomé, seu principal líder. O livro sagrado é o Corão, atualmente possui cerca de um bilhão de adeptos no mundo e é a que mais cresce. O islamismo é difundido especialmente na Ásia e na África, porém existem muitos seguidores em países como a Inglaterra e a Espanha.
Budismo
É uma religião criada por Buda, um príncipe chamado Sidarta Gautama. Surgiu na Índia, no século VI a.C. Dentro do budismo não existe hierarquia, até porque não há um deus, somente um líder espiritual, que é o Buda. No mundo existem cerca de 400 mil seguidores, sobretudo, na Ásia.
Hinduísmo
É uma religião praticada fundamentalmente na Ásia, possui um conjunto de preceitos, doutrinas religiosas baseadas nas escrituras sagradas do Vedas, livro que guarda textos, hinos, louvores e rituais.
Judaísmo
teve início na Palestina, ainda no século XVII a.C. É uma religião monoteísta, seu patriarca é Abraão. Atualmente são aproximadamente 14 milhões de seguidores no mundo.
A RELIGIÃO SALVA ?
A salvação é um relacionamento pessoal de amizade entre o pecador e Deus. Existe até um livro circulando por ai com o seguinte título: “Como ser Cristão sem ser Religioso”. É encontrado nas livrarias evangélicas.
Mas é preciso termos bem claro uma coisa: a religião é oposta ao Cristianismo? NÃO.
Apenas que ser um cristão é algo muito mais profundo, mais exigente e significativo do que simplesmente ser adepto de uma religião.
Seguir uma religião é fácil. Quando lhe perguntam sobre algo, você apenas diz: meus líderes me disseram para seguir a tradição.
Seguir a Jesus é mais difícil. Faz com que constantemente olhemos ao redor nos perguntando; “o que Deus quer de mim?” “Onde está a verdade?” João 14:6 traz a resposta de Jesus: ‘Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.’
Em todas as religiões existem pessoas que seguem a Cristo bem de perto e pessoas que o seguem bem de longe. Muitos também o negam na pessoa dos pobres e excluídos.
Jesus contou a história do Bom Samaritano para ilustrar que a bondade de coração muitas vezes está ausente de algumas pessoas religiosas.
Mas o convívio com outras pessoas que também querem seguir e servir a Deus é bom e proveitoso.
A Palavra de Deus nos orienta em Hebreus 10:25: ‘Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.’
Aqui encontramos um equilibro muito bom. Somos salvos individualmente, mas somos chamados a servir coletivamente.
Quando vou a uma reunião religiosa, muitas vezes o maior benefício não está nas palavras que ouço ou nas atividades de que participo. Minha presença é um toque curador para muitos companheiros de jornada rumo a Deus. Ali estão presente pessoas que precisam de um abraço, um aperto de mão, um incentivo ou mesmo um auxílio material.
Jesus mencionou que um componente importante entre os seus seguidores deveria ser o amor existente de uns para com os outros.
João 13:35 diz:
‘Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.’
Portanto, se você me perguntar se vale a pena pertencer a uma religião eu diria que: SIM. É muito importante!
Vale a pena pertencer a uma religião
-Que exalte a salvação unicamente através de Jesus
– Em que a Bíblia seja exaltada como a única regra de norma e prática.
– Em que as pessoas sejam aceitas pelo que são e não pelo que deveriam parecer
-Em que possamos nos unir para ajudar nosso semelhante de variadas maneiras
Alguns dizem que todos os caminhos levam a Deus. Mas isto não é verdade.
Provérbios 16:25 diz :
que ‘há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.’
Na verdade Satanás, o inimigo de Cristo e da verdade, tem semeado muitas mentiras. Existem religiões falsas e falsos mestres. Jesus nos advertiu quanto a eles. Mas a existência do que é falso não deve nos levar a desprezar o que é verdadeiro.
Deus sempre teve no mundo um movimento que esteve bem próximo do seu ideal para a humanidade. São chamados de remanescentes. Andam contra a correnteza da vida, incompreendidos pela cultura de seus dias, mas amados e apreciados por Deus.
Recomendo que você busque ser um remanescente de Deus em nossos dias. Estude a Bíblia e siga a Jesus o mais próximo que você puder. Muito provavelmente você encontrará muitos companheiros de caminhada.
Novotempo.Com