MAIS POSTAGENS

CUIDADO COM A CONFIANÇA




É 
 bem comum tirarmos conclusões erradas sobre o significado de textos bíblicos, quando extraímos um pedaço do texto e não observamos o 
contexto (o que vem antes e o que vem depois do texto). Isso é algo que acontece muito e que contribuí para a criação de ensinos errados e falsos. Para resolver isso, vamos fazer uma análise completa (e ao mesmo tempo simples) 1) A sua citação se refere ao famoso texto do projeta Jeremias, que está em Jeremias 17. 5. A maioria das pessoas extrai apenas um pedaço desse texto e o interpretam erroneamente. Veja o pedaço que geralmente é citado: 

“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem…”. 

Só com esse pedaço do texto, sem considerar o todo dele, certamente a sua interpretação estaria correta: Não poderíamos confiar em ninguém de acordo com a Bíblia.2) Porém, o versículo completo, diz: 

Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” 

(Jeremias 17. .

 Veja, o sentido completo do texto aponta para pessoas que confiam no homem ao ponto de colocar a sua esperança e fé nele, e ao ponto de rejeitar a Deus, colocando o homem no lugar Dele. É a esse tipo de confiança que a Bíblia se refere nesse contexto.Maldito o homem que confia no homem: a confiança correta
 A confiança aceitável (quando confiamos na honestidade das pessoas, na discrição de um amigo, no conselho de um familiar, na esposa, etc.) é totalmente saudável e necessária pra a construção de relações e de uma sociedade saudável. Deus reprova-nos quando trocamos a nossa confiança e fé Nele, pela confiança em nós mesmos e em outros homens. É o pecado do orgulho, da altivez, da auto-suficiência, da descrença em Deus. Esse tipo de atitudes são as condenadas nesse versículo.

A confiança fundamentada em Deus

 No mesmo contexto, apenas alguns versos à frente, veja como Deus deseja que seja essa nossa confiança com relação a Ele: 

“Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.” 

(Jeremias 17. 7). 

Portanto, tenha sua fé em Deus e suas esperanças Nele. Ao mesmo tempo confie em pessoas que te inspirem confiança, não colocando nelas esperança e fé, mas colocando nelas o desejo de agirem em parceria para uma vida que agrada a Deus. Esse tipo de confiança é uma bênção!



Fonte : Estudos Bíblicos



@Lucianol.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é para informação e independente de qualquer opinião.